Dermatologia

Botox: Tudo que Você Precisa Saber

Botox: Tudo que Você Precisa Saber

POR:

Dra. Thaís Cruz Berti Franchin

Botox: Tudo que Você Precisa Saber

Será que você sabe tudo sobre Botox?

De acordo com o último censo feito pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP), o Botox está no topo da lista de procedimentos não cirúrgicos mais realizados no ano de 2018. Entretanto, muitas informações sobre ele ainda são desconhecidas.

Por isso, nós separamos algumas das dúvidas principais que podem surgir antes de fazer a aplicação.

O que é exatamente o Botox?

Antes de tudo, é preciso entender que “Botox” é um dos nomes comerciais da toxina botulínica, proteína responsável por atuar no bloqueio do funcionamento dos músculos.

Mas qual é a relação disso com a aparência da pele?

Linhas de expressão e rugas resultam, principalmente, do movimento repetitivo dos músculos da face.

Esses movimentos ocorrem por conta da ação de alguns transmissores que ligam a região cerebral aos músculos.

É nessa parte que o Botox entra em ação. A substância impede que essa ligação aconteça em algumas áreas, tendo como resultado o relaxamento da musculatura. Isso evita a formação de tais marcas.

Logo, a aplicação do Botox é também um procedimento preventivo para o uso estético e não somente corretivo como muitas pessoas pensam.

O Botox é indicado em quais casos?

No começo de seu uso, o Botox foi muito utilizado no tratamento do estrabismo (distúrbio que compromete a direção do olhar).  Depois disso, mostrou-se eficiente também na área estética.

Na maioria dos casos, o Botox é indicado para pessoas que estão infelizes com a presença de rugas e linhas de expressão. Essas marcas deixam o rosto com o aspecto envelhecido, cansado e até com feições de estresse ou raiva.

O procedimento também pode ajudar a elevar as sobrancelhas e aumentar a abertura da pálpebra para deixar o olhar mais harmônico. Assim como também ajuda a controlar a dilatação excessiva das narinas e reduzir o aspecto de “nariz caído”.

Além disso, o Botox também é eficiente no controle das glândulas que causam a hiperidrose (suor excessivo de algumas áreas do corpo). Ele também ajuda a tratar a síndrome da bexiga hiperativa, bruxismo e outras doenças.

Entenda como é feita aplicação de Botox

No primeiro momento, o profissional irá avaliar o grau de necessidade para a aplicação do Botox. A dose varia de acordo com o objetivo do procedimento e pode ser diferente para cada paciente.

Feito isso, o próximo passo é marcar os pontos que indicarão onde toxina será aplicada.

Se você acha que as aplicações serão dolorosas, não há motivo para se preocupar.

Dependendo do método utilizado, o profissional irá contar com  a ajuda de anestésicos, massageadores e equipamentos que resfriam a região para aliviar a dor.

Por quanto tempo vou ter os benefícios do Botox?

Os efeitos do Botox não são instantâneos. A ação da toxina com o músculo leva em torno de 15 dias para atingir o efeito desejado.

O paciente deve voltar ao consultório para o profissional checar se é preciso fazer a aplicação extra.

Você irá aproveitar os benefícios do Botox por, em média, 3 meses, visto que esse prazo pode variar entre 2 e 6 meses dependendo do organismo.

Essa variação existe por conta de alguns fatores que interferem no tempo de duração do Botox no organismo. Dentre eles podemos citar:

  • Marca utilizada
  • Diluição da substância pelo profissional
  • Condições de transporte e armazenamento da toxina
  • Alimentação rica em vitaminas
  • Prática de exercícios físicos .


A aplicação do Botox possui alguma contraindicação?

Grávidas ou lactantes não devem fazer a aplicação do Botox. Não há referências científicas que comprovem que o uso da toxina botulínica é seguro nesses casos.

O profissional também precisa ser avisado caso você tenha alguma doença autoimune que comprometa a ação dos músculos. Dependendo do caso, a aplicação do Botox não é a melhor opção.

O procedimento oferece riscos?

Não. O Botox não é uma técnica perigosa porque não possui grandes riscos. A aplicação é simples e não é invasiva.

Entretanto, um grupo pequeno de pessoas pode sentir dor no local da aplicação, dores de cabeça e até náusea por um curto período de tempo após a aplicação. Esse comportamento é normal dependendo da marca utilizada.

Outro tipo de reação é a vermelhidão nos locais onde a agulha foi aplicada. Por isso, a aplicação do Botox não deve ser feita perto de um evento importante.

“Tenho medo de ficar sem expressão ou com o rosto muito diferente”. Esse é um dos pensamentos mais comuns entre as mulheres que nunca aplicaram a toxina ou que não conhecem muito sobre o assunto.

Essa ideia de que o Botox pode deformar o rosto e até deixá-lo apático se dá por conta de procedimentos mal feitos.

Existe um limite de doses que podem ser aplicadas sem comprometer o rosto do paciente. Todavia, quando essa dosagem é excedida os resultados são afetados, tornando realidade casos como esses.

A causa mais comum dessas situações tem haver com o despreparo de alguns profissionais em suas condutas.

Há pessoas que se dizem capacitadas para fazer o procedimento, porém nem todo profissional da saúde pode aplicar o Botox. Consulte sempre o conselho federal de cada profissão para ter a certeza que aquele profissional está apto para realizar o procedimento.

Assim, a melhor forma de garantir uma aplicação segura é procurando profissionais preparados e que saibam atender a sua necessidade.

A Derma Cuore conta com um time de dermatologistas especialistas nas áreas clínica, cirúrgica e estética. Eles irão te oferecer um atendimento completo e com a segurança necessária que o Botox demanda. 

Viu como você pode usar o Botox sem medo? Com as principais dúvidas esclarecidas, fica bem mais fácil decidir se essa maravilha do mundo moderno vai entrar na sua lista de autocuidado.


Nossas Especialidades

Cardiologia
Cirurgia Plástica
Dermatologia
Endocrinologia
Nutrição